"Sem Deus no coração, as futuras gerações colaboração em risco a vida no planeta. Por maior que seja o avanço tecnológico da humanidade, impossível que o homem viva em paz sem que a idéia de Deus o inspire em suas decisões."

Chico Xavier

terça-feira, 31 de maio de 2011

Jardins Mandala

Mandala é uma palavra do Sânscrito que significa sagrado,ou círculo mágico. A humanidade sempre usou mandalas. O Calendário Maia, os círculos da medicina indígena americana, Stonehenge, as espirais celtas e a Roda da Vida tibetana são todos mandalas.
A mandala simboliza o todo, os ciclos coordenados de tempo e espaço,unindo o céu e a terra, desvendando nosso poder de cura, amor e paz. As hortas mandala se tornaram quase uma marca registrada da Permacultura. É um jardim de círculos dentro de círculos
A jardinagem em círculos tem vários benefícios: é mais fácil e econômico no uso da água e oferece uma maior área de produção em relação ao espaço ocupado. Simples jardins circulares podem ser criados utilizando temas, como por exemplo: jardins italianos, cheios de manjericão, orégano,tomates, pimentões, pimenta, etc.Ou jardins medicinais, cheios de chás e ervas usados para tinturas e remédios caseiros. A hora mandala celebra o círculo. O círculo nunca termina e sempre está no princípio.
O uso de padrões na hora não é somente visual. Um bom desenho pode reduzir a manutenção e o espaço usado com caminhos. Uma madala é desenhada na volta de um centro, que pode ser uma espiral de ervas, um tanque de pneu, um espantalho com vagens ou uma pequena árvore.

Fazendo uma horta Mandala
Objetivo: deixar que os alunos experimentem com o círculo e o espaço.
Você precisa de:
  • Fita métrica
  • Cinza de madeira
  • Pás
  • Mudas
  • Compasso
                                                             Método
- Escolha uma área onde possa caber um círculo com diâmetro de 9 metros. (se tiver uma área maior pode tentar um diâmetro de 12 metros).
- Duas pessoas marcam o círculo, usando um barbante de 4,5 metros; uma fica no centro com uma ponta e a outra marca um círculo usando cinza ou cal. Marque o centro com uma pedra.
- A partir do centro, marque outro círculo interior, com um barbante para um tanquinho ou construa um elemento bonito como peça central nesse circulo.

- Agora marque outro círculo de 1,80 metros, formando então um caminho de 80 cm de largura.

Observem o local.
Quantas linhas retas podem ser vistas no mundo natural? Vão descobrir que a natureza tem curvas e as linhas retas só existem sob um microscópio.
A partir deste padrão você começa a marcar os canteiros de buraco de fechadura. Estes canteiros permitem acesso fácil às verduras sem que seja necessário pisá-los.
- Divida o grande circulo em seis partes iguais. Estas linhas marcarão os caminhos.
- Dois dos caminhos serão a entrada e a saída. Os outros 4 serão as entradas dos buracos de fachadura.
Os caminhos podem ser escavados até uns 10 centímetros de profundidade, colocando a terra sobre os canteiros. Depois cubra os caminhos com serragem, que é ótima para andar em cima e evita o crescimento de invasoras. Os canteiros são então plantados com espécies rasteiras, espécies de baxa estatura e algumas altas. Plante as ervas de corte próximas dos caminhos, reserva um lado dos caminhos para os vegetais de colheita constante e as áreas mais largas para aquelas de produção lenta.Uma excelente barreia para invasoras é o confrei com o capim santo. Esta combinação ajuda a manter o capim fora dos canteiros.
Finalmente é hora de colocar o mulch e plantar as mudinhas. Anote a data e o tipo de plantas que foram introduzidas, assim você pode controlar o experimento.
Sugestão de horta mandala:

Nenhum comentário:

Postar um comentário